03/02/2011 - Revista Ferroviaria
A T’Trans Sistema de Transporte S/A venceu a licitação para fornecer dois veículos para o linha do Aeromóvel de Porto Alegre, que ligará a Linha 1 da Trensurb ao novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Salgado Filho. A empresa foi a única a apresentar proposta, no valor de R$ 2,8 milhões para a fabricação dos veículos - um com capacidade para 150 e outro para 300 passageiros.
Além da fabricação, estão incluídos na licitação os serviços de engenharia, suprimentos, montagem, instalações e transporte. O prazo para conclusão dos serviços é de seis meses, a partir da assinatura do contrato.
O Aeromóvel é um sistema desenvolvido pelo Grupo Coester, de São Leopoldo (RS), que funciona em via elevada e utiliza propulsão pneumática - o ar é soprado por ventiladores industriais de alta eficiência energética, por meio de um duto localizado dentro da via elevada. O vento empurra uma aleta (semelhante a uma vela de barco) fixada por uma haste ao veículo, que se movimenta sobre rodas de aço em trilhos. A T’Trans terá como modelo o protótipo construído pela Coester no ano passado.
A Construtora Premold será a responsável pela execução das obras civis da via elevada do Aeromóvel, que terá 944 metros e duas estações. O projeto está orçado em R$ 29,8 milhões e é uma ampliação do uso da tecnologia da Coester, que conta com outros dois sistemas em operação - um em Porto Alegre e outro em Jacarta, na Indonésia.
Leia também:
Só T'Trans tem proposta para Aeromóvel Coester
Anunciado vencedor da ampliação do Coester
Trensurb assina contrato para Aeromóvel
Nenhum comentário:
Postar um comentário