domingo, 23 de outubro de 2011

22/06/2011 - Trensurb

Função primordial do canteiro é a fabricação de vigas da via elevada que fará ligação entre a Estação Aeroporto da Trensurb e o Salgado Filho.

Nesta manhã, chegaram ao canteiro de obras do Aeromovel os primeiros pilares da via elevada que fará a ligação entre a Estação Aeroporto da Trensurb e o Terminal 1 do Salgado Filho. Dois dos 44 pilares já concluídos foram descarregados no canteiro, com a presença do diretor-presidente da Trensurb Humberto Kasper, do superintendente de Desenvolvimento e Expansão Ernani Fagundes, além de técnicos e gestores da empresa de trens urbanos, da Aeromovel Brasil S.A. (responsável pelo pacote tecnológico e pela fiscalização das obras) e da Premold Ltda. (construtora contratada para realizar as obras do elevado). 48 pilares de aproximadamente 12 toneladas darão sustentação aos 998 metros de extensão da via.

“Este é o início oficial das atividades no canteiro de obras. Temos certeza que a Premold irá prestar os serviços contratados com muita qualidade e dentro do prazo estabelecido”, afirmou Humberto Kasper. A principal atividade a ser desenvolvida no canteiro é a fabricação das vigas-duto – termo cunhado por Kasper -, estruturas que além de terem função de vigas tradicionais, no caso da tecnologia Aeromovel, servem como dutos por onde passa o ar que impulsiona o veículo. Sidemar Francisco da Silva, gerente de Projetos e Obras da Trensurb e gestor do contrato do empreendimento, classifica as vigas como “a alma desta tecnologia”. Dentro de sessenta dias, elas começam a ser fabricadas.

Entre 27 e 30 de junho, ocorre o início da marcação da obra e da conferência de interferências, etapas preliminares ao estaqueamento, que deve começar em 15 dias. A estimativa é que 120 empregados estejam envolvidos diretamente nas obras do elevado, correspondendo à geração de 250 empregos indiretos. O prazo para a conclusão da via é o fim deste ano. A meta é que as primeiras operações assistidas do Aeromovel ocorram em janeiro de 2012.



Foto: André Ávila, da Trensurb

Compartilhe  0 0 Email0 ShareNew

Nenhum comentário:

Postar um comentário