08/11/2011 - Pini
Prédios serão erguidos em estrutura independente da via elevada, que ligará o aeroporto internacional da cidade à estação de trem mais próxima
Por Mauricio Lima
Com a construção das linhas já em andamento, o Aeromóvel de Porto Alegre terá iniciadas as obras para as suas duas estações. A autorização foi dada ontem pelo diretor-presidente da Trensurb (Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre), Humberto Kasper. O equipamento ligará a estação de trem mais próxima ao terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em um trajeto de 998 m de extensão e tempo de percurso estimado em 90 segundos.
A construção das duas estações ficará sob a responsabilidade da construtora Arcol. A estação da Trensurb terá 253,95 m² e a do aeroporto, 491,1 m². Ambas serão construídas em uma estrutura independente da via elevada, sendo que os blocos de fundação serão construídos em concreto moldado in loco e os pilares e lajes da plataforma em concreto pré-moldado. A estrutura de fixação da cobertura e os fechamentos laterais serão em aço e vidro. O investimento na obra é de R$ 2,27 milhões e integra a quarta e última fase do projeto.
Já a construção da estrutura das linhas, principal destaque do projeto, foi iniciada em agosto. A obra orçada em R$ 29,9 milhões, com recursos provenientes do Governo Federal, é executada pela construtora gaúcha Premold.
De acordo com Sidemar Francisco da Silva, Gerente de Projetos da Trensurb, "a estrutura será formada por vigas especiais com a seção vazada, como um duto interno, por onde o ar propulsionará os trens através de uma aleta". As vigas serão concretadas in loco.
Ao todo, 47 pilares de concreto pré-moldado, com aproximadamente 12 t, sustentarão as vigas a 5 m de altura. Segundo da Silva, a fundação para os pilares serão feitas em dois tipos: hélice contínua e estaca cravada.
A linha contará com dois trens, um com 150 lugares e outro com capacidade para o transporte de 300 passageiros, equipados com ar-condicionado, portas automatizadas, espaço para bagagens e com acessibilidade universal. A expectativa é de que cerca de 7 mil pessoas transitem pelo aeromóvel diariamente.
O sistema deve entrar em operação experimental já em 2012.
Fonte: Editora PINI Ltda
Nenhum comentário:
Postar um comentário