13/12/2011 - Brasil Econômico
Décadas depois de ganhar notoriedade mundial com o revolucinário projeto (hoje desativado) do aeromóvel, Porto Alegre volta a colocar o veículo nos trilhos.
Por Lurdete Ertel
Começam a sair da prancheta nesta semana as obras da linha de aeromóvel que vai ligar o Aeroporto Internacional Salgado Filho, na capital gaúcha, até a estação de trem mais próxima.
A partir desta semana, os entornos do terminal terão a rotina modificada pelos trabalhos de construção do elevado com 952 metros de comprimento por onde irão circular dois veículos movidos a ar, fabricados no estado do Rio de Janeiro pela T'Trans.
Projeto do Trensurb, empresa de trens urbanos da região metropolitana de Porto Alegre, a nova linha do aeromóvel é uma das obras deslanchadas para a Copa do Mundo de 2014. Mas deve ficar pronta bem antes, ainda em julho do próximo ano, segundo o cronograma contratado.
Destinado a ser uma atração turística, o Aeromóvel do Aeroporto Salgado Filho terá custo estimado em R$ 33 milhões.
Será a primeira linha comercial do Aeromóvel no Brasil. Porto Alegre já teve um trajeto em anos passados, mas era um projeto-piloto que serviu de mostruário da tecnologia.
Fonte: Brasil Econômico
Nenhum comentário:
Postar um comentário