18/12/2012 - Revista Ferroviária
A Trensurb recebeu dois conjuntos de motores propulsores (GMPs) da linha do Aeromóvel de Porto Alegre, que ligará a Estação Aeroporto da Trensurb ao Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho. Segundo a Trensurb, o GMP é composto de um motor elétrico e de um ventilador centrífugo industrial de alta rotação, responsáveis pelo movimento dos veículos do Aeromovel, através do deslocamento do ar.
Os conjuntos serão instalados no térreo de cada um dos terminais. A instalação deve ser concluída até o final da próxima semana. Os motores propulsores foram fabricados pela Somax Tecnologia Acústica, do Rio de Janeiro, e o motor elétrico pela Voges, de Caxias do Sul. Todas as peças utilizadas na constituição do Aeromovel são de fabricação nacional.
O Aeromóvel é uma tecnologia do Grupo Coester que utiliza propulsão pneumática – o ar é soprado por ventiladores industriais de alta eficiência energética, por meio de um duto localizado dentro da via elevada. O vento empurra uma aleta (semelhante a uma vela de barco) fixada por uma haste ao veículo, que se movimenta sobre rodas de aço em trilhos.
Os dois veículos que serão utilizados na linha de 998 metros estão sendo fabricados pela T´Trans. O primeiro já está pronto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário