domingo, 19 de setembro de 2010

Porto Alegre: avenidas e aeromóvel para a Copa


Preparativos para 2014 estimulam projetos de transporte na capital gaúcha



Aeromóvel em Jacarta, Indonésia, com teconologia brasileira

Alexandre de Santi - Porto Alegre - Portal 2014
postado em 15/09/2010 19:17 h
atualizado em 15/09/2010 19:35 h
 
A Copa de 2014 aos poucos vai tomando forma em Porto Alegre. Na avenida Beira-Rio, que contorna a margem do Guaíba e passa ao lado do estádio do Internacional, já há sinais de obras. A duplicação da Beira-Rio é a principal obra viária ligada à Copa, com investimento de R$ 82,3 milhões para a construção de três pistas em cada sentido, rótulas, ciclovia, ponte sobre o Arroio Dilúvio e viaduto sobre a avenida Padre Cacique.

No dia 2 de setembro, a cidade teve outra boa notícia: a assinatura do contrato para a ligação entre o aeroporto Salgado Filho e o trem metropolitano (Trensurb). A assinatura tem valor simbólico na cidade, já que depois de três décadas, Porto Alegre finalmente terá um ramal do aeromóvel em operação constante. Desde 1983, um protótipo está exposto no centro da cidade sobre uma via elevada com cerca de 1 km, mas a experiência nunca foi posta adiante em solo gaúcho. Uma linha já está em operação em Jacarta, na Indonésia, com a tecnologia desenvolvida no Rio Grande do Sul pelo engenheiro Oskar Coester, com apoio da UFRGS. Trata-se de um trem elevado, impulsionado pelo vento, produzido em dutos que ficam abaixo dos carros.

Os recursos para a obra, cerca de R$ 30 milhões, virão do Ministério das Cidades e integram o orçamento do PAC da Copa 2014. A linha de 944 metros fará a integração com o Trensurb e será percorrida em 90 segundos. Serão duas composições, uma com 150 passageiros, outra com capacidade para 300 pessoas. O aeromóvel deve estar concluído até o segundo semestre de 2011.

Desapropriações
De acordo com Airton Schuch, assessor técnico da Secretaria Municipal da Copa 2014, os demais projetos estão em fase de projeto e licenciamento. Os prazos estão sendo cumpridos, garante Schuch, mas alguns projetos estão encontrando entraves inesperados. É o caso da duplicação da avenida Tronco, próxima ao estádio Beira-Rio, e que liga a margem do rio à Zona Leste e à Zona Sul. A via foi construída há mais de 20 anos com previsão de duas pistas, mas somente uma foi construída. No terreno destinado à ampliação, houve invasões. “Há gente que mora ali há mais de 25 anos e essa dificuldade complicou a obra”, explica. Com extensão de 4,4 km, a duplicação vai permitir uma nova rota de acesso ao Beira-Rio e tem custo estimado em R$ 78,4 milhões.

Para realizar todas as obras viárias de responsabilidade do poder municipal, o assessor calcula que 2 mil a 3 mil famílias sejam desalojadas de suas residências. O problema é o mesmo na ampliação da pista do aeroporto Salgado Filho, onde cerca de 3 mil famílias ocupam o terreno destinado à ampliação da pista em 920 metros, para atingir o total de 3.200 metros. A obra é considerada um dos grandes gargalos do estado, já que impede a movimentação de aeronaves com carga máxima. O resultado é um aumento no custo dos fretes. Além disso, a ampliação da pista pode permitir a chegada de voos internacionais de maior porte, melhoria importante para a Copa.

http://www.copa2014.org.br/noticias/5286/PORTO+ALEGRE+AVENIDAS+E+AEROMOVEL+PARA+A+COPA.html 

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