quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Prefeitura formaliza anteprojeto do aeromóvel de Canoas

16/01/2014 - Jornal do Comércio - RS

Uma reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), realizada no auditório da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas (CICS) de Canoas na manhã de ontem, terminou com a assinatura da contratação do anteprojeto do trecho 1 do aeromóvel de Canoas, na Região Metropolitana. No encontro, o prefeito Jairo Jorge e o diretor-presidente da Coester Automação S.A. (que ficará responsável pelo trabalho), Oskar Coester, formalizaram o compromisso de realizar um estudo de solo e de viabilidade econômica, a fim de implementar o transporte, primeiramente, entre os bairros Guajuviras e Mathias Velho.

Segundo o prefeito, o valor do anteprojeto é de R$ 1,1 milhão. "Essa avaliação deve ser concluída até março, já que, depois, precisamos entregar o documento à Caixa Econômica Federal. Queremos iniciar a obra já no início do próximo semestre, se tudo correr bem", afirma Jorge. A previsão é de que o aeromóvel esteja rodando pelo município no começo de 2016. O projeto de instalação do veículo foi contemplado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Médias Cidades, do governo federal, e já tem garantida a verba de R$ 287 milhões necessária. O trajeto terá seis quilômetros de extensão.

"Neste momento, faremos perfurações para verificar o solo e as necessidades de pilastras e estacas para cada local. Isso faz com que tenhamos um trabalho bastante denso e completo, um projeto bem construído", explica o prefeito. Já o estudo da viabilidade econômica – quanto precisará custar a tarifa e em quanto tempo a obra se pagará – deve ser finalizado nos próximos dias.

Além do trecho 1, o segundo trecho já está sendo discutido com o governo federal. "A presidente Dilma Rousseff acenou positivamente com a proposta, mas ainda precisamos conversar", diz o prefeito. O trajeto abrange o interior do bairro Mathias Velho até a estação da Trensurb que leva o mesmo nome. Também há previsão de um terceiro trecho, que vai da rua Boqueirão, no bairro Estância Velha, até o Centro da cidade. "Mas isso será feito mais adiante, talvez com uma parceria público-privada", informa.

O projeto de um aeromóvel para a cidade vem sendo discutido desde setembro de 2011, quando a prefeitura recebeu a oferta da Trensurb e da Coester Automação, para que elas realizassem um estudo prévio sobre a implementação do sistema. O convênio foi formalizado em abril de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário