06/05/2025 - Via Trólebus
Por Renato Lobo

Trens fazendo a ultrapassagem, cada um em um sentido
Foto Renato Lobo - Via Trolebus
Aeromóvel fará trajeto entre a CPTM e o Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos em 6 minutos
Uma viagem de apenas seis minutos será o tempo necessário entre a Estação Aeroporto Guarulhos da CPTM e o Terminal 3 do Aeroporto Internacional, com o início da operação do Aeromóvel.
O Via Trolebus percorreu o novo trajeto e foi o primeiro veículo de imprensa a registrar o percurso que, em breve, será feito diariamente por milhares de passageiros que chegam ao aeroporto utilizando transporte público ou que desejam se deslocar entre os terminais. O sistema deve iniciar sua operação em julho.
Estações
Cada uma das quatro estações do sistema conta com monitores que indicam o tempo estimado para a chegada do próximo trem e o sentido da viagem, já que o Aeromóvel opera em via única. Há ainda painéis com informações sobre as próximas partidas de voos, permitindo aos passageiros visualizar os portões de embarque com antecedência.

Trem pertindo da estação da CPTM
Foto Renato Lobo – Via Trolebus
Os trens
O sistema será atendido por três veículos, cada um com dois carros. Durante os horários de pico, dois trens operarão simultaneamente — um em cada sentido — enquanto o terceiro ficará como reserva operacional. A capacidade total do sistema é de 2 mil passageiros por hora, em cada direção.

Vista da via elevada e a chegada do trem até o Terminal 1
Foto Renato Lobo – Via Trolebus
A viagem
O trajeto, que antes era feito por ônibus, agora será realizado em via elevada. Durante o percurso, é possível observar, por exemplo, a pista de pousos e decolagens do aeroporto. Entre os Terminais 1 e 2, há um “bypass”, uma área de manobra que permite a ultrapassagem entre os trens.

Área de ultrapassagem e dois trens sendo testados
Foto Renato Lobo – Via Trolebus

Vista da via elevada e a chegada do trem até o Terminal 1
Foto Renato Lobo – Via Trolebus
Entre os Terminais 2 e 3, está o trecho mais elevado do percurso, com a maior rampa do sistema. No retorno, a partir do Terminal 3, o trem enfrenta uma rampa com inclinação de 4,89%. Nos testes realizados, os trens têm superado esse trecho sem dificuldades. Segundo o projeto, o Aeromóvel é capaz de operar em rampas com até 10% de inclinação.

Trem vencendo a rampa de 4,89%
Foto Renato Lobo – Via Trolebus

Vista da chegada ao terminal 3
Foto Renato Lobo – Via Trolebus