domingo, 10 de abril de 2011

Só T'Trans tem proposta para Aeromóvel Coester

27/01/2011 - Revista Ferroviaria




Protótipo construído pela Coester


A T'Trans foi a única empresa que apresentou proposta para o fornecimento de dois veículos para a linha do Aeromóvel de Porto Alegre, que ligará a Estação Aeroporto da Trensurb ao Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho. A proposta foi entregue para a Trensurb durante uma sessão pública na quarta-feira (26/01), que agora fará a análise técnica. Ainda não há prazo definido para a divulgação do resultado final da licitação.

O Aeromóvel corre sobre uma viga oca de concreto, onde existe um êmbolo impulsionado por ar comprimido produzido por estações fixas. O êmbolo é ligado ao veículo e faz com que ele se desloque. A tecnologia foi tentada na Inglaterra e na França no final do século XIX, sem sucesso.

O vencedor da licitação será responsável pelo fornecimento de dois veículos: um modelo A-100, com 12,90m de comprimento e capacidade para 150 lugares, e um modelo A-200, que terá capacidade para 300 passageiros e 24,20m de comprimento.  A licitação é do tipo menor preço, com valor estimado em R$ 2.848.904,21, e inclui serviços de engenharia, suprimentos, montagem, instalações, fabricação e transporte.

A T'Trans atua no setor metroferroviário com serviços nas áreas de energia, sinalização e controle, telecomunicações, sistemas auxiliares, bilhetagem eletrônica e material rodante.  A empresa, juntamente com a MPE e Temoinsa, está reformando 25 trens da Linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo.

O Aeromóvel é um sistema nacional desenvolvido pelo Grupo Coester, de São Leopoldo (RS), em via elevada, que utiliza propulsão pneumática - o ar é soprado por ventiladores industriais de alta eficiência energética, por meio de um duto localizado dentro da via elevada. O vento empurra uma aleta (semelhante a uma vela de barco) fixada por uma haste ao veículo, que se movimenta sobre rodas de aço em trilhos.

No final do ano passado, a Construtora Premold Ltda venceu a licitação para a execução das obras civis da via elevada do Aeromóvel, que terá 944 metros e duas estações. O projeto está orçado em R$ 29,8 milhões e é uma ampliação do uso da tecnologia da Coester, que conta com outros dois sistemas em operação - um em Porto Alegre e outro em Jacarta, na Indonésia.  A linha de Porto Alegre tem 1 km e funciona há 27 anos ligando o Centro Cultural da Usina do Gasoduto ao prédio da Receita Federal, no Centro da cidade. É uma linha particular, independente do projeto da Trensurb.  Já a linha de Jacarta tem 3,5 km e opera há 21 anos no transporte de passageiros.

Os veículos em operação em Porto Alegre e Jacarta foram produzidos pela Coester.  No ano passado, a Coester produziu um protótipo, que será utilizado como modelo para o dois veículos da licitação em andamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário