sábado, 14 de abril de 2012

Prefeitura de Canoas e Trensurb firmam termo para instalação de aeromóvel

13/04/2012

Kasper lembra que o aeromóvel é um transporte de energia limpa e sustentável

A prefeitura de Canoas e a Trensurb assinaram, nesta quinta-feira, o termo de cooperação e intenção para a instalação de um aeromóvel na cidade. O acordo prevê, como primeiro passo, um estudo de viabilidade para o local da instalação.

Pelo termo, a Trensurb irá disponibilizar técnicos para a realização dos estudos de implantação do modal de transporte e elaborar um estudo de viabilidade técnica e econômica de implantação do meio.

Já a Secretaria de Transportes e Mobilidade do município fica responsável por levantar históricos de demanda de passageiros e usuários existentes na cidade e fornecer demais informações necessárias para o projeto. O prazo para o estudo pode chegar a dois anos, mas de acordo com o prefeito Jairo Jorge há a possibilidade de ser realizado em dez meses.

Um dos possíveis trajetos poderá ser uma linha entre os bairros Mathias Velho e Guajuviras, que juntos somam mais de 150 mil habitantes. “Temos cerca de 55 mil passageiros que usariam este transporte tão importante, mas que estava esquecido”, destacou o prefeito.

O diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, lembra que o aeromóvel é um transporte de energia limpa e sustentável. “A implantação atende a uma grande demanda e o investimento em Canoas é uma vitória aos moradores”, enfatizou. O aeromóvel poderá ter recursos federais e/ou de empresas privadas para sua construção. De acordo com a direção da empresa, o preço da tarifa - em módulos que devem ter ar condicionado - pode ser igual ao dos ônibus ou mesmo mais barato. Outra possibilidade de trajeto é interligar os bairros Mathias Velho e Rio Branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário