sábado, 7 de julho de 2012

Após muitos adiamentos, inauguração do Aeromóvel do RS fica para 2013

05/07/2012 - Sul21

Encerramento das obras para aeromóvel de Porto Alegre está prevista para o dia 20 de dezembro de 2012

Por Nícolas Pasinato

Após imprevistos ao longo da construção do aeromóvel de Porto Alegre, que geraram adiamentos na previsão de inauguração do transporte, e depois de cerca de 30 anos de espera desde o surgimento do projeto, a conclusão do empreendimento parece estar próxima. Dia 20 de dezembro é a data marcada para o fim das obras e em janeiro de 2013 começarão os testes do aeromóvel, o que se espera ser o último capítulo dessa novela.

Pretende-se, porém, que o longo tempo de espera pelo aeromóvel seja recompensado com uma melhor acessibilidade ao aeroporto Salgado Filho, uma vez que a linha do transporte liga o aeroporto com a estação mais próxima da Trensurb. Ele contará com dois veículos, um com capacidade para transportar 150 passageiros e outro com 300 lugares, que irão operar um de cada vez, conforme a demanda.

Um dos empecilhos que adiou a operação do aeromóvel na Capital neste ano foi o fato de terem encontrado “algumas redes subterrâneas não cadastradas ao longo do trabalho”, justificou o gerente de desenvolvimento de engenharia da Trensurb, Sidemar Francisco da Silva. Além disso, Sidemar cita o cancelamento do contrato específico para a construção das estações do aeromóvel pela Arcol Engenharia, como um dos fatores que retardaram a conclusão das obras.

“Se tudo tivesse ocorrido bem, em outubro ou novembro as estações já estariam concluídas”, afirma ele. Uma nova licitação foi aberta e assinada em junho deste ano. Agora a responsável por erguer as estações é a Rumo Engenharia, que já deu início as obras, tendo concluído cerca de 7% dessa etapa.

As outras fases do empreendimento já estão bem adiantadas, segundo o Trensurb. Tanto a construção da via elevada quanto o pacote tecnológico (que envolve, por exemplo, sistema de controle, sistema de propulsão, execução dos projetos, fiscalização das obras civis e da fabricação dos veículos) estão 79% finalizadas. O investimento total da obra é de R$ 33,8 milhões.

Com o projeto piloto desenvolvido, a tendência é que cresça o interesse para a implementação do aeromóvel em outros locais. A cidade de Canoas já manifestou essa intenção, tendo assinado inclusive um termo de cooperação e intenção para a construção do transporte no município. Foi divulgado também que a capital teria o desejo de construir um aeromóvel na Zona Sul. “Temos ainda o objetivo de colocar linhas em universidades e no bairro Humaitá”, acrescenta Sidemar.

Sonho perto da realidade

O engenheiro Oskar Coester pode enfim ver sua ideia inovadora sendo concretizada em solo brasileiro. Natural de Pelotas (RS), Coester pôde observar seu trem aéreo movido a ar funcionando longe de sua região, já que há 23 anos foi implantado com êxito um aeromóvel na Indonésia. A demora do projeto em sair do papel no Brasil, segundo o engenheiro, se deve à complexidade da obra.

Perto da conclusão do empreendimento, Coester – que conversou com o Sul21 em abril sobre o mesmo tema – relembra as motivações de sua invenção. “Desde o início do projeto foi levado em conta suas características econômicas e sustentáveis”, diz ele. Outro valor considerado foi o papel que ele empenharia na sociedade. “Desde meu primeiro emprego aprendi a lutar por uma sociedade melhor. Não existe bem-estar individual sem bem-estar coletivo. O objetivo maior de toda a empresa tem que ser primeiro o de servir a sociedade para depois servir a ela mesma”, defende.

Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Um comentário:

  1. Como sempre, o "inventor" tenta se passar por "engenheiro" habilitação e conhecimento que ele nunca teve. À sua volta, tem uma curriola de puxa-sacos, tentando enganar todos. A melhor resposta a viabilidade, é a utilização zero desta "tecnologia" no mundo desenvolvido. Ou Jacarta, do general Suharto é referência?

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