sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Aeromóvel previsto para Gramado (RS) pode ser estendido até Canela

12/08/2015 - Gaúcha

André Fiedler

Projeto inicial, com trajeto de 9 km dentro de Gramado, foi divulgado na semana passada. Mas extensão ao município vizinho já está em discussão 

Aeromóvel de Porto Alegre, que funciona desde 2013
Aeromóvel de Porto Alegre, que funciona desde 2013
créditos: Ricardo Duarte / Agencia RBS
 
O aeromóvel que a prefeitura de Gramado, na serra gaúcha, estuda implantar pode ter o projeto inicial alterado para que haja uma extensão até Canela. A ideia foi sugerida por representantes da Trensurb e de uma empresa interessada na construção e operação do sistema. 
 
Dessa forma, a linha inicial em discussão para circular apenas em Gramado poderia ligar as duas cidades.
 
Para que o aeromóvel saia do papel, porém, ainda são necessários estudos de viabilidade. Os levantamentos vão apontar, inclusive, a possibilidade de ligação entre as duas cidades, separadas por 8 km.
 
A intenção de implantar um aeromóvel, incialmente apenas em Gramado, foi divulgada na semana passada pela prefeitura. 
 
Representantes da Trensurb com secretários
Representantes da Trensurb e secretários de trânsito e mobilidade tratam da implantação do aeromóvel em Gramado. Foto: Divulgação
 
De acordo com o secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana do Município, André Castilhos, o projeto inicial prevê a distribuição dos visitantes, por meio do aeromóvel, pelos principais pontos turísticos. Neste caso, a linha teria 9 km e ligaria o futuro terminal turístico, onde ficarão ônibus de visitantes, até o bairro Carniel, onde ficam fábricas de chocolates e outros pontos turísticos. O trajeto prevê ainda passagem pelo centro da cidade, onde o trânsito atualmente muitas vezes fica complicado.
 
Transporte para turistas e moradores

"Nossas ruas não comportam transporte em massa, então para poder dar um conforto maior ao nosso visitante, estamos pensando no terminal turístico. Já temos o estacionamento rotativo na área central para que se possa democratizar o uso do estacionamento, mas quando se trata de eventos maiores, como Natal Luz, temos que pensar em um espaço para absorver esses veículos e, automaticamente, num tipo de transporte que possa distribuir os nossos visitantes até onde eles pretendem chegar", avalia Castilhos.
 
A intenção é de que o sistema seja operado pela iniciativa privada, mas ainda não há estimativa de custo para construção ou o valor da tarifa. Uma das possibilidades é de que moradores de Gramado ou de Canela, no caso de extensão até lá, seja cadastrados para gratuidade. Se o projeto for concretizado, a previsão é de que ele entre em operação um ano depois do início da construção.
 
O aeromóvel utiliza estrutura elevada e é movido pelo deslocamento de ar. A tecnologia foi desenvolvida no Brasil e opera, por exemplo, os veículos que ligam a estação aeroporto do Trensurb ao terminal 1 do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário