quinta-feira, 6 de maio de 2010

Aeromovel - Estação Aeroporto até o Novo Terminal

SkyScraperLife - Porto Alegre (RS) / Aeromóvel / Estação Aeroporto ao Novo Terminal



Apresentação

O projeto de implantação do Sistema APM Aeromóvel, para conexão da Estação Aeroporto da TRENSURB ao Terminal Novo do Aeroporto Internacional Salgado Filho, tem por finalidade aumentar a capilaridade do sistema metroviário da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA), e como conseqüência, elevar a taxa de ocupação dos carros do metrô utilizando uma tecnologia nacional inovadora.

Além de unir operacionalmente uma estação do metrô a um núcleo atrativo de demanda (terminal aeroportuário), servirá como projeto-piloto, que poderá vir a ser implementando junto a outros sistemas metroviários do País com a finalidade de incrementar a mobilidade urbana e de incentivar a redução do uso de veículos automotores. Para tanto, a Trensurb e a Aeromovel Brasil S.A. firmaram Protocolo de Intenções, em abril de 2007, visando elaborar trabalhos de pesquisa e desenvolvimento do Sistema Aeromóvel, com a participação de técnicos da Trensurb, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia do Governo Federal.

O Sistema APM ("Automated People Mover")

Os Automated People Movers são o conjunto de tecnologias de transporte que operam sob as seguintes características gerais:
veículos relativamente leves de pequena à média capacidade;
operação 100% automatizada (sem condutores a bordo) trafegando em vias exclusivas;
alta freqüência de serviço (pequenos headways) atendendo a demandas muito especiais, com o propósito final de realizar ligações dedicadas, de forma célere, do tipo "origem-destino" entre pontos de interesse comum, dentro e/ou fora das fronteiras de um sítio específico.

Os Sistemas APM são, em sua imensa maioria, operados em via elevada de forma a criar um novo espaço urbano de circulação, acima dos obstáculos encontrados no nível do solo e sem a necessidade de onerosas intervenções e desapropriações. Aplicações típicas se dão em: terminais aeroportuários, centros comerciais, ligação a grandes estacionamentos periféricos, complexos turísticos, parques ecológicos, campus universitários, hospitais, dependências de grandes corporações, alimentação de sistemas troncais de transporte (metrô, trem e corredores de ônibus), densos centros urbanos, dentre outras.

Sistema APM de Tecnologia Nacional



No Brasil, há uma tecnologia nacional inédita de people movers, patenteada e reconhecida em diversos países do mundo: Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Alemanha, França, dentre outros. Na capital da Indonésia, Jacarta, opera com sucesso uma linha comercial dessa tecnologia há mais de uma década.

O Aeromóvel é um meio de transporte automatizado em via elevada de concepção inteiramente nacional, que se baseia no princípio da redução do peso-morto por passageiro transportado, através do emprego de veículos leves, sem motores embarcados, resultando em estruturas de sustentação muito esbeltas. Sua propulsão é pneumática, com empuxo fornecido por gradientes de pressão que se estabelecem no interior de um duto, localizado no interior da via elevada, logo abaixo do veículo e que propelem o mesmo através do empuxo de ar fornecido a uma aleta (tal qual uma "vela" de um veleiro) fixada por uma haste ao veículo, que se movimenta sob rodas de aço em trilhos tradicionais. O ar é insuflado pela ação de ventiladores centrífugos industriais de alta eficiência energética, dispostos em casas de máquinas acusticamente isoladas em pontos estratégicos no solo.

Princípio de deslocamento do Aeromóvel

Podem se relacionar, adicionalmente, as seguintes características favoráveis que integram a tecnologia Aeromóvel:

Baixo custo operacional: o sistema de propulsão é acionado por motores elétricos estacionários de baixo consumo energético (cerca de 80 kWh/h), que possuem acesso facilitado para execução de eventuais revisões, quando necessárias.

Cadeia produtiva 100% nacional: toda cadeia produtiva do Aeromovel é nacional: engenharia de transporte, construção civil, veículo (caixa, chassi, suspensão etc), propulsão (motores, ventiladores, válvulas etc) e automação (em projeto conjunto com renomadas universidades).

Segurança: o Aeromóvel tem no princípio de funcionamento o seu maior intrínseco seguro: a impossibilidade de dois veículos trafegarem no mesmo trecho, ou ainda, a impossibilidade de dois veículos colidirem devido à massa de ar existente entre eles que bloqueia a passagem.
Tecnologia "limpa": o uso de motores elétricos elimina qualquer emissão de poluentes gasosos, atendendo às legislações ambientais vigentes e gerando uma melhora na qualidade de vida em grandes centros urbanos. Operação silenciosa pela ausência de motores nos veículos.

Períodos de construção reduzidos: como o Aeromóvel utiliza-se de vigas pré-fabricadas modulares de relativo baixo peso, a sua montagem final é facilitada, sendo rápida e dispensando grandes aparatos de maquinário, reduzindo o impacto das obras de implantação na comunidade.
Falha segura: a concepção pneumática do Aeromóvel lhe confere a possibilidade de continuar operando mesmo com a eventual falha de algum módulo da propulsão em um determinado trecho, já que outro módulo suplementar poderá cumprir esta função emergencialmente, até que os reparos sejam efetuados. O ventilador além de elemento propulsor, conquanto um volante inercial (massa girante), também acumula energia, sendo um "capacitor" para o sistema, permitindo o Aeromóvel operar até uma posição segura, quando abruptamente desenergizado.

Possibilidade de expansão: em um eventual aumento da extensão da linha para atender um perímetro maior, o Aeromóvel apresenta a possibilidade de continuar operando mesmo durante as obras de expansão (devido ao seu fundamento "modular") mediante isolamento de trecho, facilidade de montagem e grande versatilidade.

Sistemas de controle: o Aeromóvel, conquanto um sistema que emprega veículos passivos, apresenta algumas vantagens sobre sistemas "autopropelidos", não apenas pelo seu baixo peso, mas especialmente por necessitarem de meios de controle relativamente mais simples, uma vez que a velocidade do veículo e sua capacidade ocupada são derivadas a partir dos parâmetros do próprio grupo propulsor ao qual ele está atrelado, conseqüentemente, o controle e a segurança são mais facilmente assegurados.
Capacidade de traslado: o princípio "modular" da via elevada e dos componentes da propulsão permitem ao sistema proposto fácil desmontagem para ser transladado para outro local, quando necessário. Muitas vezes, sistemas APM são encomendados para operarem por prazos específicos para atender demandas sazonais e a possibilidade de serem reaproveitados a posteriori para outra aplicação é um atrativo interessante.

O Projeto Aeroporto Salgado Filho



O APM no Aeroporto Salgado Filho compreenderá duas estações de embarque, distantes entre si cerca de um quilômetro e interligadas por uma via elevada esbelta. Será dotado de dois veículos de capacidade para aproximadamente 200 passageiros cada, com espaço especial para acomodação de bagagens e provisões de acessibilidade. O APM será projetado para cumprir todo percurso em um intervalo de tempo da ordem de um minuto, utilizando, para isto, subsistema de propulsão acionado eletricamente, disposto em duas casas de máquinas ao nível do solo, contando com uma redundância acionada por motor de combustão interna a gás natural, aumentando a disponibilidade do sistema e capacitando-o para 24 horas de operação ininterrupta. A propulsão deverá ser capaz de levar o veículo a uma velocidade de até 60 km/h, com uma taxa de aceleração máxima de 1,1 m/s2.

A TRENSURB será responsável pela operação e manutenção do APM, sendo as funções de treinamento de pessoal de responsabilidade da empresa fornecedora do equipamento.

A implantação do APM no sítio do Aeroporto Salgado Filho para ligar à estação do metrô deverá ser integralmente concretizada com uma cadeia produtiva 100% nacional, preferencialmente com a formação de um capacitado Arranjo Produtivo Local (APL).

Convém citar, ainda, que há outros planos para a região vizinha ao Aeroporto, envolvendo a provável construção de um estádio no formato de "Arena" para sediar a Copa do Mundo de 2014, junto a um shopping center, que terá um estacionamento subterrâneo e capacidade máxima para 45 mil espectadores. Além de três prédios: um onde será construído um hotel de grande porte, um para centro de convenções e outro comercial. Este seria um motivo a mais para a implantação do Aeromóvel nesta área da cidade.

Oferta e Demanda

Com intuito de quantificar a demanda de público para o Aeroporto Internacional Salgado Filho e avaliar a capacidade de atendê-la pelo Aeromóvel, uma análise do Lastran/UFRGS conjectura que, para 2011, havendo uma ligação efetiva do metrô ao Aeroporto, a demanda diária média estaria em 7.756 usuários do sistema, relativos à população do Aeroporto, dentro de um universo total de 27.961 pessoas; ou seja, quase 30% de todos que circulam pela região deverão optar pelo modal metroviário, contra aproximadamente 12%, caso não existisse tal ligação.

Se a "Linha 2" do metrô estiver já operacional (projeto de extensão da via permanente atualmente existente para atender no subterrâneo vários bairros radiais de Porto Alegre), esta demanda poderia atingir a média 9.895 passageiros/dia e, no pico, 11.635 passageiros/dia. Para efeito de comparação meramente por ordem de grandeza, em 2005, a média registrada de passageiros transportados por toda a estrutura do metrô, em dias úteis, foi de 155.064, o que representa um índice de ocupação dos carros de 21%.

Este aumento no uso do metrô beneficia todo o conjunto, pois permite à Trensurb elevar o seu índice de ocupação, melhorando a receita, reduzindo o consumo de energia específica e computando mais pontos nas deseconomias, no que concerne aos aspectos ambientais (mais pessoas deixando de fazer uso de modais ambientalmente agressivos).

Por fim, há de se reconhecer as limitações do estudo empreendido pela UFRGS, quer seja pela sua defasagem temporal (seis anos), quer pelo escopo limitado. Não se considerou, por exemplo, o potencial do sistema em termos de atratividade turística, tampouco o efeito de "massa-crítica" e de "reação em cadeia", deflagrado por um sistema com tal grau de inovação, cujos resultados, sem dúvida, devem ser muito maiores que a mera soma linear de suas partes. Sabendo disso é que se prevê a realização de um estudo preliminar de Engenharia de Transportes, quando da aprovação do projeto, para fazer um levantamento completo do quadro de mobilidade para a região.

Prazos e Custos de Implantação

A estimativa de prazo para implantação do APM no Aeroporto Salgado Filho é de 12 meses a um custo de aproximadamente R$ 23 milhões, consideradas as características técnicas e de obras civis citadas abaixo.

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