quinta-feira, 6 de maio de 2010

Trensurb apresenta projeto do aeromóvel para vice-prefeito

Blog Porto Imagem
04/04/2009



Reunião teve como objetivo pedir a colaboração das secretarias envolvidas e da prefeitura da Capital na realização das obras para o aeromóvel.

O superintendente de Desenvolvimento e Expansão da Trensurb, Humberto Kasper, reuniu-se com o vice-prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, com o secretário de Planejamento Municipal, Márcio Bins Ely, e com representantes das secretarias de Meio Ambiente (SMAM), Obras e Viação (SMOV) e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), nesta quinta-feira, 2, na prefeitura da Capital.

Acompanhado de Sidemar da Silva e Euclides Coimbra Reis, da Gerência de Mobilidade (GEMOB), e Erno Zimpel, da Gerência de Projetos (GEPRO) da Trensurb, Kasper apresentou o projeto do aeromóvel que ligará a Estação Aeroporto da Trensurb ao Aeroporto Internacional Salgado Filho. Marcus Coester, Maurício Graeff e Diego Abs, representando a Aeromóvel Brasil S/A (ABSA), empresa parceira da Trensurb na obra, explicaram que o trajeto do aeromóvel terá 815 metros, por onde circularão dois veículos, um com capacidade para 150 e outro com capacidade para 300 passageiros, em via única, com tempo de 40 segundos.

O embarque e desembarque ocorrerá dentro da área paga da Estação Aeroporto, o que possibilitará que o usuário pague somente uma passagem para utilizar os dois transportes, trem e aeromóvel. Kasper salientou o aeromóvel “faz parte do conjunto de projetos enviados à comissão do Ministério do Esporte para a Copa do Mundo de 2014, que tem o objetivo de qualificar as cidades sedes do campeonato”. Por isso, a Trensurb aguarda a divulgação das cidades que sediarão a Copa para receber a verba do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, reservada para a infraestrutura dessas cidades.

A meta da empresa é de que o aeromóvel esteja concluido em março de 2010. “Engenharia é um assunto esgotado, pois é possível construir essa obra em um ano, agora é necessário buscar recursos, e é isso que aguardamos para assinar o contrato de início das obras”, disse Kasper. Fortunati prometeu mobilizar as secretarias necessárias para agilizar a obra. “Todas as secretarias estão envolvidas de certa forma neste projeto; é preciso que Porto Alegre tenha serenidade para que isso aconteça. É um projeto que interessa a Porto Alegre, e interessa, também, que ele seja concluído rápido”. disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário