quinta-feira, 6 de maio de 2010

AEROMÓVEL NO AEROPORTO INAUGURA EM MARÇO / 2010



O aeromóvel, cujo estudo de Viabilidade Urbanística, ligando a Estação Aeroporto do metrô ao aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre, foi entregue ao secretário José Fortunatti, custará apenas um quarto de projetos similares usados em outros aeroportos, segundo o superintendente Humberto Kasper da Trensurb.
O aeromóvel terá 854 metros de extensão, percorridos em 70 segundos. Para atender aos usuários, contará com dois carros, um para 150 e outro para 300 passageiros, utilizados conforme a demanda.
A linha terá dois terminais, um na área paga da Estação Aeroporto e outro junto à passarela de acesso ao edifício garagem do Aeroporto Internacional Salgado Filho. A transferência entre linhas será feita sem ônus aos passageiros.
O passageiro que desembarcar no Aeroporto Salgado Filho pagará o valor unitário da passagem para utilizar o aeromóvel até a Estação Aeroporto, e ali será possível embarcar no trem sem adquirir outro bilhete. Da mesma forma, o passageiro que desembarcar na Estação Aeroporto e desejar ir ao Aeroporto Salgado Filho, pagará só uma passagem. O sistema será totalmente automático, sem necessidade de condutor. Além disso, o layout dos carros será feito para atender às normas de acessibilidade universal, facilitando o acesso a cadeirantes, idosos e portadores de deficiência visual. Também está previsto espaço para o transporte de bagagens e malas de viagem.
As obras iniciam em agosto deste ano, e a previsão é que esteja operando em março de 2010. O valor da obra está orçado em R$ 29,884 milhões.
Estudo foi entregue ontem à Prefeitura
Estudo de transporte, que fará a ligação entre a Estação Aeroporto e o Salgado Filho, foi entregue ontem à prefeitura
Depende da prefeitura o avanço de uma obra que aproximará a atual Capital daquela que deverá existir em 2014. Secretarias municipais irão analisar o Estudo de Viabilidade Urbanística do projeto de aeromóvel que ligará a Estação Aeroporto da Trensurb e o Salgado Filho, entregue ontem pela empresa. Somente com a concessão das licenças a obra poderá se iniciar.
O presidente da Trensurb, Marco Arildo Cunha, entregou o estudo ao secretário extraordinário da Copa de 2014, o vice-prefeito José Fortunati. O projeto já havia ganho notoriedade no ano passado, quando entrou em um pacote de sugestões levadas à Presidência da República para integrar o chamado Plano de Mobilidade Urbana a ser implantado até a Copa do Mundo em diferentes cidades.
aeromovel-aeroporto
Informações:  www.affonsoritter.com.br e ZH, 16/06/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário