quinta-feira, 6 de maio de 2010

Plano para Copa inclui aeromóvel

Zero Hora
22 de maio de 2008 | N° 15609



Entre propostas do Ministério do Turismo está a implantação do veículo movido a ar, que faria a ligação entre o terminal Salgado Filho e a estação Aeroporto do trensurb, na Zona NorteEstá na Copa do Mundo de 2014 a chance da Capital ver reeditada uma alternativa de transporte conhecida há 25 anos.

Se aprovado o projeto do Ministério do Turismo anunciado nesta semana, uma linha do aeromóvel poderá ser construída entre a Estação Aeroporto do trensurb e o Salgado Filho.

Por meio de sua assessoria de comunicação, o Ministério do Turismo reforçou ontem que o projeto está em um pacote de sugestões levadas à presidência da República para integrar o chamado Plano de Mobilidade Urbana a ser implantado até a Copa do Mundo em diferentes cidades. Para a Capital, o montante sugerido chega a R$ 1,2 bilhão.

Há mais de um ano, técnicos da Trensurb, em parceria com Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), estudam a possibilidade de implantação do aeromóvel. Juntas, as universidades também estão desenvolvendo um sistema semelhante para ligar o campus da PUCRS ao seu complexo esportivo e ao Hospital São Lucas, passando sobre a Avenida Ipiranga.

Um esboço da obra na zona norte da Capital está em execução, e há recursos para licitar o projeto de engenharia, segundo a Trensurb. Mas para sair do papel, somente com mais verba garantida, um total de R$ 23,5 milhões. Isso ainda não é uma realidade.

- Trata-se de um projeto-piloto, uma linha de pouco mais de um quilômetro que chamamos tecnicamente de sistema alimentador, uma ligação entre a estação com o terminal de embarque do aeroporto - diz Humberto Kasper, superintendente de Desenvolvimento e Expansão da Trensurb.

Seria, revela Kasper, um trilho único e elevado, como o que existe desde 1983 na Avenida Loureiro da Silva, próximo à Usina do Gasômetro, com 1,2 mil metros de extensão. O custo da obra instalada no Centro foi de R$ 6,5 milhões, com financiamento federal.

Pelo projeto, uma única composição do veículo faria as viagens entre o aeroporto e a estação, passando por cima da BR-116. O traçado preciso ainda não está definido, mas haveria uma leve curva entre os dois pontos.

Inventado pelo ex-funcionário da Varig Oskar Coester, o aeromóvel utiliza tecnologia brasileira.

O baixo nível de ruído também é característico do veículo. O primeiro modelo comercial foi implantado em 1989, na Indonésia.

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