segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Após içamento de aeromóvel, linhas de trens voltam a funcionar no RS

14/10/2013 - G1

Porto Alegre recebeu 2º veículo na manhã desta segunda-feira (14). Montagem do A200 tem previsão para ser concluída em uma semana.

Já voltaram a funcionar normalmente as linhas dos Trensurb em Porto Alegre nesta segunda-feira (14). A redução do número de viagens entre as estações Anchieta e Aeroporto, na Zona Norte da capital, foi realizada já que um novo veículo que comporá o Aeromóvel precisou ser içado nesta manhã por cima dos trens.

O A200, veículo articulado com capacidade para 300 passageiros, está sendo montado na via elevada que conecta o metrô ao Aeroporto Salgado Filho. A conclusão da montagem deve levar cerca de uma semana. Depois, serão realizados testes estáticos e, após sua conclusão, as primeiras movimentações do veículo, ainda sem passageiros.

Dois caminhões carregaram as partes do veículo do Rio de Janeiro ao Rio Grande do Sul. Eles deixaram a unidade da fabricante T'Trans Sistemas de Transportes S.A., em Três Rios, às 11h55 de quarta-feira (9). Por se tratarem de caminhões extralongos e extralargos, eles só circulam durante o dia e a uma velocidade de até 50 quilômetros por hora.

O trajeto de 814 metros, com duas estações de embarque, é percorrido em dois minutos. A linha já opera experimentalmente com um veículo com capacidade para 150 passageiros, em dias úteis, das 10h às 16h, sem cobrança de passagem. Desde o início da circulação experimental, em 10 de agosto, mais de 57 mil pessoas já foram transportadas em mais de 3 mil viagens de aeromóvel, segundo dados da Trensurb.

A operação comercial, durante todo o horário de funcionamento do trem - das 5h às 23h20 - tem previsão de início no mês de novembro. Os dois veículos funcionarão alternadamente conforme a demanda. O projeto é orçado em R$ 37,8 milhões.

Fonte: Do G1 RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário