quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Rio realiza ação de educação no trânsito no BRT Transoeste

10/10/2013 - Agência Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) e da CET-Rio, está realizando, nesta quinta-feira (10), desde as 7h, uma campanha de educação no trânsito na Estação Bosque da Barra do BRT Transoeste, na Avenida das Américas, Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade.

O objetivo da ação é sensibilizar a população quanto ao comportamento seguro no entorno do BRT. Entre os temas abordados estará o respeito à sinalização, principalmente no que se refere à travessia na faixa de pedestres. Uma equipe de atores fantasiados está na Avenida das Américas e, por meio de ações lúdicas e irreverentes, percorre o entorno da estação, além dos cruzamentos, para realizar as atividades junto aos pedestres e motoristas.

Entre as ações propostas estão encenações teatrais, mímicas e mensagens educativas. As atividades são realizadas nas estações e dentro do próprio ônibus do BRT. A campanha de educação no trânsito, iniciada em julho deste ano, já passou por 20 estações como: Salvador Allende, Interlagos, Novo Leblon e Recreio Shopping, entre outras.

Primeiro corredor de alta capacidade para BRTs (sigla para Bus Rapid Transit) a ser inaugurado no Rio, a TransOeste representou o início de uma nova era nos transportes de massa. Desde que começou a operar, em junho de 2012, milhares de passageiros vem economizando o tempo de deslocamento, além de contar com uma viagem rápida e segura entre os nove bairros cortados pela via.

Ao longo de seus 56km de extensão, a TransOeste contribuiu para melhorar o cotidiano de milhares de pessoas na Zona Oeste. Em seu percurso, obras importantes como o túnel da Grota Funda, que colocou um fim aos engarrafamentos quase diários na Serra da Grota Funda, a restauração de 255 mil metros quadrados de asfalto, a implantação de outros 522 mil metros quadrados e a instalação de 3650 novos pontos de luz foram concluídos.

Quando concluída, a TransOeste começará no Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca – próximo à futura estação da Linha 4 do Metrô – e seguirá até as estações da Supervia em Campo Grande, pela Avenida Cesário de Melo, e Santa Cruz, pela rua Felipe Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário