quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Novo aeromóvel chega à Capital do RS na segunda-feira

10/10/2013 - Jornal do Comércio

Desde o início da circulação experimental do primeiro veículo, 56.791 pessoas já foram transportadas

O segundo veículo do aeromóvel que ligará a Estação Aeroporto da Trensurb ao Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho já está sendo transportado para a Porto Alegre. Os dois caminhões que carregam as partes do veículo A200 deixaram a unidade da fabricante T'Trans Sistemas de Transportes S.A., em Três Rios (RJ), no final da manhã de ontem. Como são caminhões extralongos e extralargos, eles só podem circular durante o dia a uma velocidade de até 50 quilômetros por hora. O A200 tem capacidade para 300 passageiros, 25,1 metros de comprimentro e pesa 17,56 toneladas. A chegada à capital gaúcha está prevista para a manhã da segunda-feira.

O primeiro veículo, o A100, com capacidade para 150 passageiros, entrou em operação em caráter experimental no dia 10 de agosto, com horário de funcionamento entre 10h e 16h, sem cobrança de passagem. Até o dia 10 de novembro, a operação está sob responsabilidade da Aeromóvel Brasil S.A., empresa do Grupo Coester. O período serve para realizar ajustes e treinar os empregados da Trensurb.

O diretor-presidente do Grupo Coester, Oskar Coester, idealizador do aeromóvel, se disse surpreso com o desempenho do veículo. "Os resultados foram melhores que o esperado no que diz respeito a consumo enérgico e estabilidade do veículo. Ainda tem de fazer ajustes para entrar em operação, mas esse veículo que está aqui operou todos os dias todos os horários sem nenhum problema. Temos visto bastante entusiasmo e satisfação do usuário", comemorou.

O A200 será içado e montado na via elevada que conecta o metrô ao aeroporto. A montagem da parte externa do veículo, com o encaixe no truque e a instalação da sanfona que conecta as duas caixas que o compõem deve levar cerca de dois dias. Depois, passa-se à fase de montagem dos componentes mecânicos, que deve durar até cinco dias. Só a partir daí é que serão realizados os testes estáticos e, após sua conclusão, as primeiras movimentações do veículo, ainda sem passageiros.

O aeromóvel percorre o trajeto de 814 metros, com duas estações de embarque, em dois minutos. Desde o início da circulação experimental, 56.791 pessoas já foram transportadas em 3.074 viagens, segundo a Trensurb. A operação comercial, prevista para ser iniciada no dia 10 de novembro, vai durar todo o horário de funcionamento do metrô – das 5h às 23h20min. Os dois veículos funcionarão alternadamente conforme a demanda. O projeto é orçado em R$ 37,8 milhões.

Fonte: Jornal do Comércio

Nenhum comentário:

Postar um comentário